O que li nesse ano #4

Sim, o que li neste ANO. Porque o negócio tá feio pro meu lado, amigos - muito, mas muito feio mesmo. Há algum tempo eu não leio um livro bom mesmo (salvo 2 livrinhos dessa lista), que dê gosto de ler e que me faça surtar. Que me faça desenvolver sentimentos tensos pelos personagens, me faça viciar no livro e, em uma sentada, ler tudo. E, claro, depois reclamar comigo mesma que li muito rápido, e que agora só Deus sabe quando outro livro bom vai aparecer. Bons tempos.
Então vamos ver meu saldo de livros lido nesses 6 meses, e rezar para que essas bad vibe de livro ruim passe.


Essa foi meu primeiro livro do ano, e já chegou pegando fogo. Na continuação da saga Anômalos, encontramos uma Sybil mais corajosa, pro ativa e protetora, tudo o que nos deixou de queixo caído no final do primeiro livro. Tem uns romancinho, mas o foco mesmo é todo nesse universo opressor distópico e violento que, gente, tá muito bom viu. A Barbara acertou a mão com esse segundo livro, não deixando nada a desejar para o espetáculo que foi em A Ilha dos Dissidentes. Ah, e também com AQUELE cliffhanger no final que dá vontade de morrer de tanta curiosidade! Já to esperando muuuito pelo desfecho dessa trilogia, que vai ser lançado na Bienal do Rio nesse ano, em Setembro se não me engano (aquela Bienal que, no caso, talvez eu vá, talvez eu não vá, mais provavel que não, mas talvez sim). Ah, e tive o prazer de conhecer a Bárbara na Bienal aqui de BH no ano passado, além da Babi e Iris, e elas são umas fofas, ótimas pessoas! A Bárbara, inclusive, até me deu meu próprio poder Anômalo: agora, além de ser uma libriana indecisa e perfeccionista, também manipulo o ar! 

bjs de ar pra vcs
Nu, esse também lacrou um pouco viu. Passei metade desse livro confusa, e metade tentando adivinhar qual era o grande mistério de Seraphina, uma garota que foi encontrada entre os restos de um avião caído no meio do mar, e que também não lembrava nada de sua vida. Acho que tenho uma queda por livros que tenham a ver com perda de memória, porque sempre que vejo um novo, fico louca pra comprar e, todos que já li sobre o assunto, até agora, me trouxeram experiências bem positivas. Acho que é principalmente devido ao fato de que a gente vai descobrindo, junto com a personagem principal, o que realmente aconteceu/como era a vida dela antes/qual o grande segredo que todos parecem evitar comentar. Ah, e em Unremembered, ainda temos um sci-fi muito louco, que casou super com a história. Recomendo pra quem tá começando a ler em inglês, é uma história bem divertida! (acabei de ler aqui no Goodreads que ele tá sendo transformado em filme! Gente!!!!!)

Love, Rosie foi... Bom, foi ruim. Foi bom no comecinho, ai ficou meio lenga-lenga demais, e teve um final que não compensou. A história é basicamente sobre a troca de cartas, emails, mensagens e recados entre uma família e amigos, cheia de acontecimentos normais da vida de qualquer pessoa comum, e também um pouco de tensão sexual ali no meio - mas nada tão bom assim. Sabe quando você pensa "nossa, se eu tivesse feito isso ao invés daquilo, talvez hoje eu estaria tranquila morando numa ilha paradisíaca na Europa" ? Então, nesse livro você encontrará vários exemplos disso, várias oportunidades perdidas, coisas que só aconteceram -ou não- por falta de comunicação (o que é bem irônico, se pensarmos que a diagramação toda do livro é em formato de vários meios de comunicação, hahaha). No mais, vá ver o filme, que tem como protagonistas os lindos Sam Claflin e Lily Collins, e é bem mais humorado que o livro, tirando a trilha sonora, que amei!

Primeiro, eu achei que a autora fosse O autor, não sei porque. Depois, achei o livro uma coisa muito estranha, pensei que a protagonista tava era bem doida mesmo, e então entendi tudo, ao chegar no final. Escrito de uma maneira leve e pesada ao mesmo tempo, Mentirosos é o destaque das leituras desse ano, que despensa elogios ou explicações. Até porque, qualquer coisinha a mais falada, vira spoiler, no caso desse livro. Só vá ler logo, e dividir com a gente que já leu, seus pensamentos mais profundos sobre essa história!

Num belo dia, eu, neurótica e doida de jogar pedra, resolvi acabar logo com essa história, e gastei todo o resto do meu dinheiro comprando toda a coleção de Instrumentos Mortais. Provavelmente, foi culpa da Christine Riccio, do canal polandbananasBOOKS, porque essa menina fala TODA hora de como essa série é boa, como mudou a vida dela - depois de Twilight, é claro - e porque eu amo ela. Sério hahahaha. Ela é super alto astral e meio louca, meio gente como a gente. E foi apenas por isso, que me obriguei, então, a ler a maldita série porque né, já tava aqui em casa e eu já tinha gastado vários dinheiros nela e já tinha lido o primeiro livro por Ebook e então vamos ler. E foi chato igual eu esperava. Quero dizer, foi legal em algumas partes, mas foi bem mais do mesmo que eu lembrava do primeiro livro. Claro, o final ainda deixa a gente muito curioso, mas nada tão radical assim. Espero que os outros livros sejam bem melhores que esse segundo, porque esses dinheiros tem que valer a pena, pelo amor de Deus!

ma vai gastar tanto dinheiro assim igual eu viu
Tinha desistido dessa série de livros depois que li o Desastre Iminente que, basicamente, é crtl+c, crtl v de Belo Desastre, só mudando o ponto de vista. As mesmas coisas acontecem, e não tem nada de novo. Até que li a resenha da Joana, e resolvi dar mais uma chance pra essa autora que conheço faz um tempo e até considerava pacas, mas já tava encaminhando pra lista negra (e também porque o livro tava numa promoção louca e comprei por 14 dinheiros). Foi. A. Melhor. Coisa. Que. Eu. Fiz. Esse. Ano.
Esse é um daqueles livros que a personagem te esconde durante a história toda algum segredo e, nas últimas 2 páginas, resolve largar a bomba ali e deixar ela explodir na sua cara. Quando terminei a leitura, juro, sai gritando vários "MAS ESTAVA TUDO ALI NA MINHA FRENTE!!!" e também alguns "TODOS ESSES SINAIS E AINDA SIM NÃO CONSEGUI ADIVINHAR" e logo depois enfiei o livro na cara da minha irmã porque "VOCÊ TEM QUE LER ISSO DAQUI AGORA E DIVIDIR ESSE PAPEL DE TROUXA COMIGO". Foi um dos livros que eu gostaria de ter escrito, só para deixar todos os leitores bem intrigados mesmo. 
Recomendo se você gosta de New Adults normais, mas com reviravoltas no final!!

Ah, o que dizer desse livro? Bom, não foi uma surpresa pra mim, porque já tinha lido o spoiler master do final dele mas, mesmo assim, me fez chorar. É uma história bem verdadeira, com personagens reais (no sentido da integridade deles), sobre como o amor aparece em suas mais variadas formas, e sobre como, as vezes, tudo o que precisamos é de um acontecimento tenso em nossas vidas, para nos fazer dar mais passos pra frente do que pra trás. Ah, e vai virar filme também, com o - novamente- lindo do Sam Claflin e a nossa rainha dos dragões preferida, a Emilia Clarke. É triste no final, mas é até meio felizinho.

Se eu pudesse fazer um gráfico de expectativas para esse livro seria tipo assim: altas - médias - baixíssimas - médias - ok. Sempre tinha ouvido falar bem de Perdida, até que uma amiga minha que lê muuuitos livros brasileiros me disse que tava morrendo de preguiça de continuar a leitura (foi a Júlia hahaha). Mas aí ganhei de aniversário ano passado e, numa procura falha de um novo super livro, resolvi ler logo esse. Foi bom, e foi ruim, e então foi bem cansativo, e então foi clichê. Assim, os personagens em si eram bem bobinhos, bem YA Brasileiro bobinho. Acho que se a autora tivesse feito dessa história um NA, com todos os problemas levados à sério mesmo, e um pouco menos de ingenuidade por parte dos personagens, ia ser uma história muito mais legal de se ler! Mas foi bem engraçado em algumas cenas hahaha!

P.S.: Especialmente hoje, o post só teve livros físicos por motivos de: meu computador está igual eu dentro de um carro na auto escola, morrendo de 5 em 5 minutos. E também por que era muuuito Ebook para resenhar, então, vou transformar em um post único depois, se alguém quiser.
P.S.2.: 4º Post de BEDA e já to querendo morrer porque deixei de postar alguns dias, como que faz migas???? MÃS estamos bem por enquanto. Por enquanto.
sos ajuda luciano

2 comentários:

  1. Miga, e eu que comecei o BEDA quatro dias depois da data?! shauhsuahusahusa por isso to com o objetivo de não pular um dia se quer, porque já me basta os 4 perdidos... shauhsuahusa ou seriam 3? Agora não faço ideia shuahusa
    Eu quero primeiramente dizer que ri horrores do "bjs de ar", porque "bjs de luz" já virou do povão, af shauhsauhsua
    Esse ano eu to numa preguiça maldita pra ler, tem um ou outro que eu leio na velociade da luz, mas a média ta bem abaixo que a do ano passado, to me tornando muito preguiçosa, tenho que superar isso...

    http://catscantwrite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também to super perdida nesse trem de postar todo dia kkkkkkk, nem com a planilha que as meninas fizeram eu consigo me organizar, tá uma bagunça na minha cabeça.
      E ler livros tá virando uma coisa tão mais difícil do que era antigamente, você também tem sentido? Nem sei explicar kkkkk
      Obrigada pela visita! ;)

      Excluir